Nos últimos anos, o termo Cultura Empresarial tem sido abordado com mais frequência. O motivo é simples: a cultura empresarial norteia a imagem de sua organização. Sendo assim, seus funcionários e clientes enxergam o seu negócio a partir de sua cultura empresarial.
E você, já ouviu falar sobre? Se você é empresário e não sabe, de fato, como a cultura empresarial funciona e como aplicá-la em sua organização, fique tranquilo, este artigo irá sanar suas dúvidas. Boa leitura!
Cultura empresarial: o que é?
Inicialmente, é preciso que você saiba com clareza o conceito de cultura empresarial, assim, será mais fácil entender os próximos passos para aplicá-la em sua empresa. A cultura empresarial, ou ainda, cultura organizacional, é um termo que reúne fatores como missão, valores, atitudes, comportamentos e expectativas que, combinados, agem diretamente na liderança de sua empresa, bem como, nos seus colaboradores.
De forma resumida, a cultura empresarial vai muito além das normas de uma empresa, trata-se da postura que você deseja que seja aplicada no seu negócio, seja ela de funcionários ou de líderes. Além do mais, para que a cultura empresarial seja, de fato, efetiva, é preciso pautar as crenças da equipe de colaboradores, bem como, da equipe de gestão.
Como dar início a cultura empresarial?
A partir de pesquisas realizadas por estudiosos, a cultura empresarial de uma organização nasce dos princípios, crenças e valores dos líderes e fundadores da mesma. Ainda, o professor Jaime Crozatti (1998) cita: “Como definidores do modelo de gestão por deterem o poder máximo na empresa, fundadores e lideranças impõem suas convicções pessoais, o seu jeito próprio de fazer as coisas acontecerem”.
Além do que foi citado, Crozatti (1998) descreve em seu livro outras cinco características que estão presentes na formação da cultura empresarial.
- Comunidade: influencia a cultura da empresa ao interagir, fornecendo e adquirindo os recursos econômicos necessários para o funcionamento da organização;
- Cliente: pode modificar a cultura empresarial a partir de suas expectativas com relação à qualidade dos produtos, bem como, do atendimento;
- Tamanho da empresa: impacta diretamente na cultura quanto à delegação de poder e responsabilidades;
- Natureza jurídica do proprietário: o fato de a empresa ser pública ou privada dita os níveis de corporativismo e a exigência por eficácia;
- Aspectos tecnológicos: representam a materialização de alguns valores a respeito de tempo, qualidade, empregabilidade, dimensionamento das atividades, entre outros.
Saiba quais são os tipos de cultura empresarial
A cultura empresarial, ainda que seja algo muito singular, pode ser reconhecida em quatro modalidades, são elas: cultura do poder, cultura de papéis, cultura de tarefas e cultura da pessoa. Afinal, o que cada categoria representa?
- Cultura do poder: a primeira categoria é caracterizada pela centralização e concentração do poder que se encontra nas mãos do líder fundador e CEO da empresa. A partir de sua visão, que está à frente dos demais, o líder movimenta e gerencia cada departamento da organização;
- Cultura de papéis: a cultura de papéis é bastante literal, visto que, faz referência a uma cultura ditada pela burocracia e papeladas. Nela, as regras e os processos mais conservadores destacam-se;
- Cultura de tarefas: a terceira categoria refere-se a uma cultura mais flexível, centrada nos resultados e nos projetos da empresa. Nela, a grande influência dos colaboradores e das equipes responsáveis pelo trabalho é admitida e as opiniões são sempre bem vindas. A cultura de tarefas está relacionada a ambientes mais horizontalizados, onde a hierarquia não é obrigatória, bem como, está relacionada a startups;
- Cultura da pessoa: a quarta e última categoria está direcionada completamente às pessoas, como o próprio nome diz. Nela, o bem estar e o desenvolvimento de talentos são priorizados e ditados como essenciais para a empresa. Algumas características marcantes deste tipo de cultura são os benefícios cedidos aos colaboradores, planos de carreira e o incentivo aos estudos.
Cultura empresarial: saiba como implantar em sua empresa
Agora que você já conhece quais são os principais fatores que representam a cultura empresarial, é hora de saber como implantá-la em sua organização. Para que você entenda da melhor forma, segue abaixo alguns passos para efetivar a cultura empresarial do seu negócio.
- Saiba ditar os valores de sua empresa: como citado anteriormente, os valores da empresa são essenciais para que se tenha uma cultura empresarial efetiva. Sendo assim, é deveras importante citar os elementos que norteiam e dão nome a sua organização. Se necessário, faça uma reunião com sua equipe para acertar estes valores e, ainda, para fazer com que todos assumam a responsabilidade de honrar os mesmos.
- Repasse seus valores: sabendo que os valores dão nome a sua empresa, é preciso priorizá-los. Sendo assim, faça questão de citá-los em reuniões ou até mesmo em momentos de descontração com a equipe. Ao realizar este método, seus funcionários e clientes compreenderão a importância dos valores para a empresa.
- Incentive bons modos: você já sabe que a cultura representa o caráter da empresa, certo? Sendo assim, é importante recompensar as ações que apoiam os valores de sua organização. Uma boa alternativa para fazer isso acontecer é a criação de eventos na sua empresa, sejam eles formais ou informais. Que tal proporcionar cursos aos colaboradores que fazem a sua corporação funcionar?
- Acompanhe a cultura e aperfeiçoe a mesma: você conhece os seus colaboradores o bastante? Se a resposta for “não”, reveja seus conceitos. Saber com quem se está trabalhando é tão importante quanto saber para quem se trabalha. Sendo assim, realize avaliações periódicas para que você saiba a respeito da opinião de seus funcionários quanto a empresa, se eles se sentem bem em realizar suas tarefas diárias ou se algo os incomoda. Assim, você evitará conflitos e conseguirá manter a cultura empresarial estável e de acordo com os seus valores.
REFERÊNCIAS
ADMINISTRAÇÃO, Fundação Instituto de. Cultura empresarial: qual a sua importância, o que significa e como implantar. 2020. Disponível em: https://fia.com.br/blog/cultura-empresarial/. Acesso em: 19 fev. 2021.
CROZATTI, Jaime. Modelo de gestão e cultura organizacional: conceitos e interações. São Paulo: Fipecafi, 1998. 10 v. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cest/n18/n18a04.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021.