Saiba mais sobre a Cultura Empresarial

Nos últimos anos, o termo Cultura Empresarial tem sido abordado com mais frequência. O motivo é simples: a cultura empresarial norteia a imagem de sua organização. Sendo assim, seus funcionários e clientes enxergam o seu negócio a partir de sua cultura empresarial.

E você, já ouviu falar sobre? Se você é empresário e não sabe, de fato, como a cultura empresarial funciona e como aplicá-la em sua organização, fique tranquilo, este artigo irá sanar suas dúvidas. Boa leitura!

Cultura empresarial: o que é?

Inicialmente, é preciso que você saiba com clareza o conceito de cultura empresarial, assim, será mais fácil entender os próximos passos para aplicá-la em sua empresa. A cultura empresarial, ou ainda, cultura organizacional, é um termo que reúne fatores como missão, valores, atitudes, comportamentos e expectativas que, combinados, agem diretamente na liderança de sua empresa, bem como, nos seus colaboradores. 

De forma resumida, a cultura empresarial vai muito além das normas de uma empresa, trata-se da postura que você deseja que seja aplicada no seu negócio, seja ela de funcionários ou de líderes. Além do mais, para que a cultura empresarial seja, de fato, efetiva, é preciso pautar as crenças da equipe de colaboradores, bem como, da equipe de gestão.

Como dar início a cultura empresarial?

A partir de pesquisas realizadas por estudiosos, a cultura empresarial de uma organização nasce dos princípios, crenças e valores dos líderes e fundadores da mesma. Ainda, o professor Jaime Crozatti (1998) cita: “Como definidores do modelo de gestão por deterem o poder máximo na empresa, fundadores e lideranças impõem suas convicções pessoais, o seu jeito próprio de fazer as coisas acontecerem”.

Além do que foi citado, Crozatti (1998) descreve em seu livro outras cinco características que estão presentes na formação da cultura empresarial.

  1. Comunidade: influencia a cultura da empresa ao interagir, fornecendo e adquirindo os recursos econômicos necessários para o funcionamento da organização;
  2. Cliente: pode modificar a cultura empresarial a partir de suas expectativas com relação à qualidade dos produtos, bem como, do atendimento;
  3. Tamanho da empresa: impacta diretamente na cultura quanto à delegação de poder e responsabilidades;
  4. Natureza jurídica do proprietário: o fato de a empresa ser pública ou privada dita os níveis de corporativismo e a exigência por eficácia;
  5. Aspectos tecnológicos: representam a materialização de alguns valores a respeito de tempo, qualidade, empregabilidade, dimensionamento das atividades, entre outros.

Saiba quais são os tipos de cultura empresarial

A cultura empresarial, ainda que seja algo muito singular, pode ser reconhecida em quatro modalidades, são elas: cultura do poder, cultura de papéis, cultura de tarefas e cultura da pessoa. Afinal, o que cada categoria representa?

  1. Cultura do poder: a primeira categoria é caracterizada pela centralização e concentração do poder que se encontra nas mãos do líder fundador e CEO da empresa. A partir de sua visão, que está à frente dos demais, o líder movimenta e gerencia cada departamento da organização;
  2. Cultura de papéis: a cultura de papéis é bastante literal, visto que, faz referência a uma cultura ditada pela burocracia e papeladas. Nela, as regras e os processos mais conservadores destacam-se;
  3. Cultura de tarefas: a terceira categoria refere-se a uma cultura mais flexível, centrada nos resultados e nos projetos da empresa. Nela, a grande influência dos colaboradores e das equipes responsáveis pelo trabalho é admitida e as opiniões são sempre bem vindas. A cultura de tarefas está relacionada a ambientes mais horizontalizados, onde a hierarquia não é obrigatória, bem como, está relacionada a startups;
  4. Cultura da pessoa: a quarta e última categoria está direcionada completamente às pessoas, como o próprio nome diz. Nela, o bem estar e o desenvolvimento de talentos são priorizados e ditados como essenciais para a empresa. Algumas características marcantes deste tipo de cultura são os benefícios cedidos aos colaboradores, planos de carreira e o incentivo aos estudos.

Cultura empresarial: saiba como implantar em sua empresa

Agora que você já conhece quais são os principais fatores que representam a cultura empresarial, é hora de saber como implantá-la em sua organização. Para que você entenda da melhor forma, segue abaixo alguns passos para efetivar a cultura empresarial do seu negócio.

  • Saiba ditar os valores de sua empresa: como citado anteriormente, os valores da empresa são essenciais para que se tenha uma cultura empresarial efetiva. Sendo assim, é deveras importante citar os elementos que norteiam e dão nome a sua organização. Se necessário, faça uma reunião com sua equipe para acertar estes valores e, ainda, para fazer com que todos assumam a responsabilidade de honrar os mesmos.
  • Repasse seus valores: sabendo que os valores dão nome a sua empresa, é preciso priorizá-los. Sendo assim, faça questão de citá-los em reuniões ou até mesmo em momentos de descontração com a equipe. Ao realizar este método, seus funcionários e clientes compreenderão a importância dos valores para a empresa.
  • Incentive bons modos: você já sabe que a cultura representa o caráter da empresa, certo? Sendo assim, é importante recompensar as ações que apoiam os valores de sua organização. Uma boa alternativa para fazer isso acontecer é a criação de eventos na sua empresa, sejam eles formais ou informais. Que tal proporcionar cursos aos colaboradores que fazem a sua corporação funcionar?
  • Acompanhe a cultura e aperfeiçoe a mesma: você conhece os seus colaboradores o bastante? Se a resposta for “não”, reveja seus conceitos. Saber com quem se está trabalhando é tão importante quanto saber para quem se trabalha. Sendo assim, realize avaliações periódicas para que você saiba a respeito da opinião de seus funcionários quanto a empresa, se eles se sentem bem em realizar suas tarefas diárias ou se algo os incomoda. Assim, você evitará conflitos e conseguirá manter a cultura empresarial estável e de acordo com os seus valores. 

REFERÊNCIAS

ADMINISTRAÇÃO, Fundação Instituto de. Cultura empresarial: qual a sua importância, o que significa e como implantar. 2020. Disponível em: https://fia.com.br/blog/cultura-empresarial/. Acesso em: 19 fev. 2021.

CROZATTI, Jaime. Modelo de gestão e cultura organizacional: conceitos e interações. São Paulo: Fipecafi, 1998. 10 v. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cest/n18/n18a04.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021.