Desde os primórdios da humanidade, a comunicação existiu e, com o tempo, se aprimorou até evoluir como a conhecemos hoje. Desse modo, a fala sempre desempenhou um papel fundamental nos relacionamentos, sejam eles de qualquer natureza. Assim, não há dúvidas sobre a importância de um diálogo eficiente.
A boa comunicação possui grande relevância tanto na vida pessoal quanto profissional. Afinal de contas, é ela quem guia os relacionamentos e norteia a realização das tarefas. Portanto, saber se comunicar de boa forma e com postura irá te ajudar muito em sua empresa, pois, além de tornar os relacionamentos profissionais mais arrojados, irá tornar os processos internos mais claros.
Com base nisso, foi pensado o presente artigo. Aqui você irá conhecer a importância de uma conversação eficaz e, também, irá aprender como melhorar a sua habilidade comunicativa! Boa leitura!
Antes de tudo, o que é comunicação?
De acordo com o livro Comunicação empresarial sem complicação de Gustavo Gomes de Matos, a comunicação é mais que emitir informações. Trata-se de uma habilidade que depende unicamente das pessoas e aborda tanto o supérfluo e visível como o invisível e profundo.
Ou seja, a comunicação trata de assuntos sensíveis a olho nú pelas pessoas e daqueles que dizem respeito ao pensamento individual de cada ser. Desse modo, a atividade da fala engloba múltiplos universos do dia a dia dos cidadãos.
Qual a importância da comunicação em um ambiente empresarial?
Conforme o autor citado anteriormente, os problemas de diálogo são os motores responsáveis por boa parte dos conflitos operacionais. Por exemplo, se você não explicar de forma clara e objetiva a tarefa que certo colaborador precisa realizar, partindo das palavras que você disse, ele desempenhará a atividade da maneira como ele entendeu. Nesse cenário, pode ocorrer de ele executar da maneira errada, levando ao retrabalho, perdendo tempo e dinheiro.
Assim como o exemplo que você viu, existem muitos outros casos que podem ocorrer. Percebe como a maneira que você diz algo, as palavras que você usa e a lógica informacional que você utiliza interferem no entendimento da informação? É por conta disso que a comunicação possui grande relevância.
Além do mais, investir em boa comunicação pode melhorar os relacionamentos profissionais e tornar o ambiente empresarial mais acolhedor, fazendo com que as pessoas se tornem mais acolhidas e, consequentemente, aumentando a produtividade das mesmas.
Agora que você sabe que a fala pode ser a origem de muitos conflitos, é interessante que você fique atento às dicas que separamos para você tornar a sua comunicação melhor e diminuir os riscos de conflito na sua empresa. Vamos lá?
Como tornar minha comunicação mais eficiente?
Nesta seção você entrará em contato com dicas para melhorar a sua comunicação. Preste bem atenção e busque colocar em prática. Assim, com o tempo você estará aperfeiçoando a sua comunicação cada vez mais.
- Saiba que mensagem você precisa transmitir
Quando você precisa dizer algo para alguém, é importante que se tenha em mente o que você deseja que essa pessoa entenda. Ciente disso, será mais fácil elaborar a estratégia de fala que você colocará em prática.
Então, pense bem o que você quer que o ouvinte entenda e o que de fato você precisa falar. Assim será mais fácil do outro te entender e você de explicar a necessidade.
- Pense antes de falar
Esse aqui é um dos maiores clichês. Parece bobagem, mas é de grande importância que você pense bem antes de falar. Afinal, existem muitas condicionantes que podem intervir no sucesso do seu diálogo, levando-o ao erro.
Portanto, quando for pensar no que vai falar, pense em que lógica você irá explanar as suas ideias. Por exemplo, não faz sentido contar uma história pelo fim, certo? Então, estruture uma sequência lógica das informações que você precisa comunicar.
- Escolha as palavras que irá usar
Agora que você sabe o que a pessoa precisa entender, o que você deve falar e como deve falar, é necessário pensar sobre a sua escolha de palavras. Para isso você precisa identificar qual é o público que você irá dialogar e o contexto que irá falar.
Nesta etapa você deve ter preferência por palavras simples e pacíficas. Até mesmo porque, se você quer que o outro te entenda da melhor forma possível, não faz sentido escolher palavras sofisticadas e não convencionais, assim você só estará dificultando a compreensão das informações, a não ser que o seu público demande esse tipo de fala.
- Seja objetivo
Se você já sabe o que precisa falar e o que a pessoa precisa entender, agora é necessário passar a peneira nisso. Analise quais informações são úteis e relevantes para o que você precisa dizer.
Não seja o tipo de pessoa que quando vai contar uma história começa contando desde a pré-história, se é que você me entende. Seja direto e objetivo, não perca tempo com enrolações. Mas claro, também não seja ríspido, mantenha a cordialidade.
- Faça uso de exemplos
Não existe nada melhor do que o exemplo para clarificar as coisas. Logo, sempre que explicar algo invista em exemplos e após dar os exemplos, pergunte se a pessoa entendeu. Assim você terá a garantia de que o outro compreendeu o que precisava. Caso contrário, volte novamente às suas explicações e ao seu exemplo.
- Busque ser claro
Mesmo que você tenha dado o exemplo, como diz a dica anterior, é importante que você seja claro. Ou seja, não use expressões dúbias e nem que causem interpretações confusas.
Agora que você já sabe disso tudo, busque colocar em prática o quanto antes. Desse modo você perceberá como os atritos diminuirão e começará a colher os frutos que uma boa e eficiente comunicação pode te proporcionar! Aproveite as dicas!
Referências:
MATOS, G. G. Comunicação empresarial sem complicação. 2. ed. Barueri: Manole, 2009. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Nmh44WFNI4gC&oi=fnd&pg=PR25&dq=comunica%C3%A7%C3%A3o+empresarial&ots=kwu1yD1ATq&sig=vIJIM1m2XnZ4_w8U3oFRUSHK5UI#v=onepage&q=comunica%C3%A7%C3%A3o%20empresarial&f=false. Acesso em: 04 fev. 2021.