Empreender: os principais desafios para abrir seu próprio negócio

Por mais que pareça um processo descomplicado, empreender no Brasil exige muito mais do que se possa imaginar. Se você deseja abrir o seu próprio negócio, antes de tirar as suas ideias do papel é preciso ter em mente os principais desafios para tornar-se um empresário de sucesso.

O Brasil é muito conhecido por ser um país extremamente burocrático nas mais diversas facetas do dia a dia, desde a emissão de uma carteira de motorista até o reconhecimento de títulos. Sendo assim, com a abertura de empresas não seria diferente, pelo contrário, o processo é muito mais custoso.

Se você deseja abrir a sua própria empresa mas não sabe quais os desafios para executar este processo, fique tranquilo. Ao final deste artigo você saberá quais cuidados deve tomar para concretizar o seu sonho. Boa leitura!

Os principais desafios para empreender no Brasil

Segundo o Banco Mundial, o Brasil é o país mais burocrático do mundo, logo, são muitos os desafios para abrir seu próprio negócio. Veja a seguir os principais desafios para empreender no Brasil, de acordo com Carrilo (2020).   

  • Encarecimento da carga tributária

Para que as suas ideias quanto a abertura de sua empresa possam sair do papel, é preciso ficar atento em relação à alta carga tributária do Brasil. Isso porque, cerca de 60% dos empreendedores brasileiros relatam que o principal desafio para abrir uma empresa está relacionado a esse fator.

Se o empreendedor falhar no planejamento durante a criação do seu negócio, em termos de tributação, a sua empresa poderá fracassar rapidamente. Segundo pesquisas realizadas pelo Banco Mundial, 68,4% dos lucros das empresas são destinados aos impostos, no Brasil, número assustador para muitos empresários.

  • Ganho de crédito

Planejar a situação financeira da sua empresa é o primeiro passo para o sucesso. Você já sabe que empreender no Brasil é um grande desafio, ainda mais quando não se pode contar com incentivos financeiros. As taxas de juros continuam altíssimas, impedindo que muitas pessoas realizem o sonho de abrir o próprio negócio.

Muitas pessoas precisam de ajuda no início de sua jornada como futuros empresários, no entanto, os juros impedem que este pontapé inicial seja concedido. Sendo assim, é necessário efetuar uma análise de mercado, para que seja possível desvendar as melhores taxas disponíveis. Lembre-se: é indispensável que se faça um planejamento financeiro.

  • Busca pela formalização 

A busca pela formalização de sua empresa pode ser resolvida com destreza. Sabe-se que as responsabilidades de um gestor são infinitas, sendo assim, lidar com os processos para que sua empresa seja reconhecida formalmente torna-se mais difícil.

Neste caso, o caminho ideal é a busca por um serviço especializado, como uma contabilidade. Profissionais contábeis saberão formalizar a sua empresa de forma correta e segura, eliminando com facilidade um dos desafios para empreender.

  • Capacitação profissional

Antes de oficializar a abertura da sua empresa é de extrema importância que você conheça o caminho que está prestes a trilhar. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), uma empresa tem maiores chances de não apresentar sucesso quando o gestor desconhece a área e os obstáculos de empreender.

Para que isso não aconteça, é preciso se inteirar do assunto. Cursos profissionalizantes com os mais variados temas, como Gestão, Fluxo de Caixa, Planejamento, entre outros, poderão lhe ajudar neste momento. Ao realizar a capacitação necessária, em pouco tempo você colherá os frutos, pois saberá a forma correta de gerir o seu próprio negócio.

  • Gestão financeira

Um dos fatores determinantes para alcançar o tão sonhado sucesso de uma empresa é a forma com a qual ela gere as suas finanças. Acerca do controle financeiro empresarial, não há meio termo: se bem feito, trará sucesso, caso contrário, poderá te levar ao fracasso.

Uma alternativa eficiente para gerir suas finanças é dispor de um fluxo de caixa, visto que, através deste método você terá o controle de todas as movimentações que acontecem na sua empresa de forma mais segura e assertiva. Para ler mais sobre a importância do fluxo de caixa, clique aqui .

  • Concorrência 

O mercado brasileiro é marcado pela forte concorrência existente entre as mais diversas empresas. O ambiente trabalhista está mais competitivo a cada dia, tornando a inclusão no mundo dos empreendimentos mais complicada. Por consequência disso, é importante que empresas iniciantes no mercado disponham de uma reserva financeira, a fim de buscar sempre a competitividade.

Outro fator predominante é o destaque em meio aos concorrentes. Busque sempre atender as necessidades dos seus clientes, melhorando a cada dia a qualidade de sua empresa, assim, a sua marca será reconhecida no mercado com mais facilidade.

  • Burocracia

Você deve lembrar que no início deste artigo o termo “burocracia” foi abordado, certo? Como citado anteriormente, segundo dados, o Brasil é o país mais burocrático do mundo, principalmente quando o assunto é a abertura de novos negócios. Legalizar uma empresa não é nada fácil e assusta as pessoas que decidem seguir uma carreira empresarial.

De acordo com os dados do Global Entrepreneurship Monitor, órgão que possui sede nos Estados Unidos e está ligado ao Banco Mundial, relata-se que, em 2017 o tempo médio para a abertura de uma empresa no Brasil é de 79 dias, envolvendo cerca de 11 processos. Já em outros países, como a Austrália, empresas podem ser abertas em menos de 5 dias.

Os números são realmente assustadores e afetam grande parte dos empreendedores do Brasil. Mas afinal, quais processos levam tanto tempo para que a empresa possa ser aberta? Simples documentos jurídicos, como: formulários, emissão de CNPJ, CNAE, Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral e demais documentos.

REFERÊNCIAS

BONA, André. Impostos no Brasil: por que a carga tributária brasileira é tão alta? 2018. Disponível em: https://andrebona.com.br/impostos-no-brasil-por-que-a-carga-tributaria-brasileira-e-tao-alta/. Acesso em: 01 fev. 2021.

CARRILO, Ana Flávia. Empreender no Brasil: desafios, soluções e oportunidades para o mercado. 2020. Disponível em: https://abstartups.com.br/empreender-no-brasil-desafios-solucoes-e-oportunidades-para-o-mercado/. Acesso em: 01 fev. 2021.

FOXMANAGER, Redação. Os 7 desafios do empreendedorismo no Brasil. 2020. Disponível em: https://blog.foxmanager.com.br/desafios-do-empreendedorismo-no-brasil/. Acesso em: 01 fev. 2021.