Boas práticas para uma gestão de estoque eficiente

Independente do porte e do segmento da empresa, todas precisam ter um bom gerenciamento de estoque, pois além de ser de grande importância no momento da compra ou da venda, este é o setor onde está depositado grande parte do seu investimento, por isso a importância de gerenciá-lo com muita atenção.

Aos que possuem essa consciência e prezam por um trabalho eficiente, adotam sistemas para fazerem este controle, pois através de um sistema ERP o processo de controle de estoque se torna algo mais simples de ser gerenciado, mas claro desde que sejam observados algumas boas práticas.

Atualização de dados diárias

Uma gestão de estoque eficiente, demanda atualizações diárias destes dados. Muitas empresas não realizam a movimentação do estoque no momento certo, e acabam prejudicando informações importantes para a gestão, pois se os registros de entrada e saída não estiverem corretos, compromete sua avaliação no momento da compra, e até mesmo da venda, já que antes de vender o estoque físico precisará ser consultado.

Evite a "dores de cabeça" mantendo o controle diário das entradas e saídas do estoque de sua empresa, essa é a única forma de você ter mais eficiência na avaliação do estoque de sua empresa em tempo real. Nada melhor que um bom software de gestão para lhe ajudar, nós da Singular Sistemas contamos com profissionais qualificados para lhe ajudar neste controle.

Categorização dos produtos

No momento do cadastramento dos produtos, é recomendável a categorização por grupo e subgrupo, pois isto vai refletir diretamente nos relatórios de vendas posteriormente, e dessa forma será possível a visualização de vendas por grupo e subgrupo; Além disso você também terá outros benefícios utilizando esta metodologia, como por exemplo a atualização de preços por grupos e subgrupos, filtro da listagem de produtos por grupos e subgrupos, entre outros, isto no caso de você ter uma sistema preparado para isso como o ERP da Singular Sistemas

Em suma, esta metodologia lhe permite fazer a avaliação por categoria(grupo e subgrupo) observando se elas atingiram os resultados esperados em um período escolhido. Outro benefício do ERP da Singular Sistemas é ele já possuir a curva ABC de produtos e Clientes.

 

Conceito de curva ABC: Ferramenta que permite a identificação de itens que merecem atenção especial do gestor.

 

Registro de inventário atualizado

Com os registros de entrada e saída alimentados corretamente no seu sistema ERP, possibilita a você realizar o inventário dos produtos que estão no estoque da empresa, este inventário poderá ser feito periodicamente como objetivo de conferir seu estoque. A pessoa responsável por este controle poderá realizar a contagem de produtos específicos em determinados períodos determinados pelo gestor.

Com o inventário correto você pode fazer o acompanhamento do seu estoque e realizar compras assertivas se ter produtos parados em seu estoque, além de ter o controle de vendas destes para garantir que nenhum falte na sua empresa.

Manter o giro do estoque

Com o inventário você poderá identificar os produtos que estão parados em seu estoque, e repensar o destino deste para não desperdiçar espaço físico que seria útil para a armazenagem de outros produtos.

Nesses casos a melhor saída é criar promoções, fazer doações, etc. já que uma geral no seu estoque em certos períodos poderá ser positiva para a organização do estoque.

Capacite a sua equipe

Em algumas empresas é comum ver pessoas trabalhando em diferentes funções ao mesmo tempo para agilizar nos momentos de correria, mas a capacitação de seus colaboradores é fundamental para um controle preciso. Procure delegar o controle de estoque para pessoas de sua confiança e invista em treinamento para uma maior eficiência. Uma dica interessante quando o estoque é muito grande, é dividir em pequenos setores com uma pessoas diferentes responsáveis por cada um deles.

Contrate uma consultoria

É bastante comum atualmente empresas contratarem consultoria para lhe ajudarem na sua organização, dessa forma pode se beneficiar do conhecimento e experiência de outras pessoas para uma maior assertividade no planejamento e resolução de dificuldade.

Automatize processos

Seguindo este modelo, você pode adotar um sistema de gestão ERP para automatizar várias atividades de controle de estoque. Hoje existem vários modelos de software disponíveis no mercado, que podem ser integrados com setores de sua empresa permitindo a troca de informações e potencializando os trabalhos internos. Neste caso você poderá contar com a Singular Sistemas para lhe oferecer uma ERP com um excelente custo benefício, teremos prazer em esclarecer suas dúvidas sem compromisso. Contate-nos.

Há 0 comentário(s)

Adicione seu comentário